Projeto de Trabalho com a Integração
das Tecnologias ao Currículo
1. Definição do tema
BRINCAR É APRENDER
Duração: 4 semanas ( mês de outubro- mês das crianças)
Escola: Amaral Lisboa
Município: Rio Pardo
Anos Iniciais: 1º ao 4º ano crianças com dificuldades de
aprendizagem atendidas na Sala de Recursos
Professora: Graciela Barros
2. Planejamento Geral do
Projeto
As brincadeiras remetem à ideia de
ação e movimento, e envolvem tradicionais jogos e atividades algumas vezes
competitivas e com regras. A verdade é que, brincar é tão importante para nossa
espécie quanto para o raciocínio, a construção do desenvolvimento e a ampliação
dos conhecimentos infantis por meio das atividades lúdicas.
Através das brincadeiras, as
crianças elaboram conflitos e ansiedades, desenvolvem a linguagem e exercitam
níveis diferenciados de atenção com extrema criatividade através de diferentes
estados de motivação.
Brincar é Aprender também através
da arte, da expressão corporal e do descobrimento da tecnologia a serviço da
educação nos últimos tempos, em que jogos educativos e sites de pesquisa e
entretenimento configuram um novo cenário de possibilidades para ser explorado
e utilizado pelos professores e alunos em sala de aula, para que a aprendizagem
seja ressignificada e encontrem neste meio inovador, uma forma fantástica de
descobrir o mundo.
3. Atividades de pesquisa
·
Mostrar o que conhece no computador, quais os
recursos utilizados, nomes, meios para chegar a um lugar, qual os programas
acessados, qual o foco de interesse nesse instrumento de trabalho;
·
Ouvir com atenção as informações trazidas pela
professora, como trabalharemos nos próximos encontros no laboratório de
informática e como vamos transpor isso para o caderno de aula e deixar
registrado este aprendizado ( através de cópias, desenhos, impressões,
fotografias, etc).
·
Identificar as letras no teclado que serão
necessárias para completar a ficha inicial deste trabalho ( nome, escola,
idade, professora, etc);
·
Escrever com legibilidade no word o seu nome
completo, o nome da escola, o nome da sua professora da sala de aula e o dia do
seu aniversário;
·
Completar a figura vestindo a boneca através do
jogo ( esquema corporal);
·
Manusear o mouse para fazer escolha dos objetos
e montar um cenário;
·
Pintar os desenhos com as cores escolhidas (do
cenário montado anteriormente);
·
Jogar a memória de frutas;
·
Expressar-se através da realização do desenho e
da pintura livre no computador e nas folhas e nos materiais disponíveis na sala
de aula;
·
Identificar as figuras geométricas;
·
Ouvir as
histórias escolhidas no youtube com atenção;
·
Contar aos colegas da sala a história que ouviu
e fazer perguntas a partir dela;
·
Ouvir músicas infantis de sua preferência junto
com os colegas;
·
Pesquisar no google o significado do seu nome;
·
Copiar no caderno o significado do seu nome;
4. Apresentação de Resultados
O projeto
foi elaborado a partir do mês da criança/outubro, portanto, o nome: BRINCAR é
APRENDER, surgindo do interesse que os alunos possuem pela tecnologia e a
grande facilidade que demonstram ter pelos recursos disponíveis atualmente.
A primeira
impressão foi maravilhosa visto que alegria estampada nos rostos e grande
prazer por estarem vislumbrando um momento de lazer e aprendizado, diferenciado
do comum em sala de aula, onde o quadro, as classes e cadeiras são os
companheiros diários. A tela do computador passa a ser um cenário mágico e os
olhos brilham, as mãozinhas pipocam no teclado, quase não conseguem conter
tamanha aflição pelos desejos de manipular a máquina e desvendar muitas coisas,
talvez várias ao mesmo tempo... explico à eles então que teremos outras
oportunidades, vamos com calma!
Alguns
arriscam sozinhos, outros preferem pedir minha ajuda, geralmente os mais
retraídos. Conforme a personalidade da criança percebemos sua atitude na frente
do computador também, quanto mais curiosa, mais ativa e impulsiva será, assim
como as inseguras e com baixa autoestima demonstrarão lentidão nos
questionamentos e na interação frente as propostas trazidas pela professora.
Em todas as
propostas os alunos demonstraram desenvoltura, interesse, conhecimento e coerência nas suas escolhas, bem como nas suas
respostas orais, nas trocas com os colegas, através dos comentários com o
grupo.
No dia que
não havia internet na escola os alunos ficaram muito chateados porque não
poderiam ver filmes no youtube, mas combinamos que copiariam um textinho no
word para treinar a escrita. Depois fiz um ditado e prometi pirulito quem
acertasse as 10 palavras, foi uma festa!
Brincar é
Aprender sempre que considerarmos a vida um leque de brincadeiras, seja ela em
casa, na escola ou na rua. De cada fato uma oportunidade para transformar algo
em aprendizado, e fazer dele um bom motivo para crescer fisicamente,
cognitivamente e psicologicamente.
Referências:
www.smarttkids.com.br jogos educativos
youtube
Chapeuzinho Vermelho- coleção disquinho
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